Fichamento - História da Vida Privada no Brasil
1) Referência completa da obra:
NOVAIS, Fernando A. SCHWARCZ, Lilia Moritz. História da Vida Privada no Brasil. Companhia das Letras.
2) Informações sobre os autores:
João Manuel Cardoso de Mello é um professor e economista brasileiro, e é um dos fundadores da FACAMP e da UNICAMP. Graduou-se em direito e Ciências Sociais e é autor do clássico livro "O Capitalismo Tardio", que "desafia uma hipótese sobre a criação do capitalismo brasileiro".
Fernando A. Novais é um historiador brasileiro graduado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde também foi professor de 1961 a 1985. Publicou em colaboração de Carlos Guilherme Mota o livro "A Independência do Brasil", em 1966, e foi o organizador geral da coletânea aqui estuda batizada de "História da Vida Privada do Brasil", de 1997.
3) Indicação do capítulo que será fichado:
Capítulo 9 - Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna.
Por João Manuel Cardoso de Mello e Fernando A. Novais.
4) Identificar e explicar o argumento central do capítulo, apontando as proposições do autor para construir uma interpretação do processo histórico brasileiro.
O capítulo se inicia no período pós-guerra analisando o nascimento e evolução da sociedade capitalista brasileira. São tratados temas como a crescente industrialização no país e o incentivo ao consumo causado por essa industrialização, a migração para grandes cidades brasileiras que passam a oferecer melhores oportunidades de vida, a mudança de hábitos da população, a importância da família nessa sociedade, a hierarquia dos postos de trabalhos, entre outros. Os autores criticam a nossa sociedade capitalista, que se baseia em moldes estrangeiros, mostrando seus devidos impactos positivos e negativos em nossas vidas.
5) Destacar as ideias centrais do texto retirando exemplos. Não esqueça de citar as páginas.
"Entre 1945 e 1964, vivemos momentos decisivos do processo de