Trabalho sobre arquitetura Mips
Características:
MIPS é o nome de uma arquitetura de processadores baseados no uso de registradores. As suas instruções tem à disposição um conjunto de 32 registradores para realizar as operações. Entretanto, alguns destes registradores não podem ser usados por programadores, pois são usados pela própria máquina para armazenar informações úteis.
Uma das maiores características do processador MIPS é a regularidade, fator que contribui para sua relativa simplicidade. Dentre outras, algumas caracteristicas pode-se ser ressaltadas, tais como:viabilidade econômica, baixo consumo de potência, eficiência em aplicações pesadas de software e compatibilidade com sistemas de tempo real.
A arquitetura MIPS é do tipo load-store, ou seja, as operações lógicas e aritméticas são executadas exclusivamente entre registradores da arquitetura ou entre constantes imediatas e registradores. As operações de acesso à memória só executam ou uma leitura da memória (load) ou uma escrita na memória (store).
Devido à característica load-store, o processador disponibiliza um conjunto relativamente grande de registradores, para reduzir o número de acessos à memória externa, pois estes últimos representam perda de desempenho em relação a operações entre registradores internos ao processador. Esta característica difere de arquiteturas baseadas em acumulador, que mantêm todos os dados em memória, realizando operações aritméticas entre um conteúdo que está em memória e um, ou poucos registradores de dados, os denominados acumuladores.
O endereçamento de memória no MIPS é orientado a byte, ou seja, cada endereço de memória é um identificador de uma posição de memória onde se guarda apenas 1 byte (8 bits). Então, uma palavra do processador armazenada em memória ocupa 4