Trabalho sobre 5s
5S
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos o metodo 5s, uma ferramenta que faz parte da Gestão da Qualidade Total. Que através de alguns conceitos importantes busca promover para a empresa uma melhoria de pequenas coisas, que praticadas de forma persistente, atinge exelentes resultados. Pois a ideia é trabalhar em um ambiente, limpo,organizado, sem desperdicio, proporcionado aos trabalhadores bem estar e a empresa produtividade com qualidade e traz beneficios a todos que convivem no local.
Origem
O metodo dos 5S surgiu no Japão por volta de 1950, logo após a segunda guerra mundial, onde um país que fora toralmente destruido, sem recursos e com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida. O país precisava reestrutura-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial.
Foi Kaoru Ishikawa que criou o programa 5S, ele era licenciado em Química aplicada pela Universidade de Tóquio, obteve noções de qualidade com os norte-americanos, estudou a evolução dos processos de industrialização, e desenvolveu sua teoria para o Japão. Foi responsável pela criação do CCQ - Círculo de Controle da Qualidade, cujo princípio era popularizar os conceitos de estatística aplicada à qualidade, através de grupos de trabalhos compostos por funcionários de níveis operacionais. Porém, não existe nenhuma citação nos seus próprios livros sobre esta suposta referência.
Definição
O método 5S tem este nome por vir de palavras japonesas iniciadas com a letra S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke, tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema da Qualidade.
Devido ao sucesso alcançado pelo Japão com essa prática, outros países começaram a disseminá-la em diversas situações. No Brasil, tudo começou em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni. O ramo empresarial foi um dos primeiros a adotar a prática do programa