Trabalho Sistemas Supervisorios
Um sistema supervisório tem como objetivo principal capturar e armazenar em um banco de dados, informações sobre um processo de produção. As informações vem de sensores que capturam dados específicos conhecidos como variáveis de processo da planta industrial e permitem que sejam monitoradas e rastreadas informações de um processo produtivo ou instalação física. As informações são coletadas através de equipamentos de aquisição de dados e, em seguida, manipulados, analisados, armazenados e, posteriormente, apresentados ao usuário. Os sistemas supervisorios veio para reduzir o tamanho dos paineis e melhorar a integração Homem e Máquina, pois mostram o que está acontendo em todo o processo e permite ainda que se atue nele. Na industria tem-se a necessidade de centralizar as informações de forma a termos o máximo possivel de informaçoes com o menor tempo possivel.
Com essa nova ferramenta o operador tem uma melhor visualização do processo tais como visuslizar uma valvula ou ligamento de um motor, ou outro processo de maneira visual.
Com base em computadores e microcomputadores executando softwares especificos de supervisão de processo industrial o sistema supervisorio tornou-se uma grande ferramenta a partir da decada de 80.
O supervisorio é um software destinado a promover ao operardor uma maior facilidade de entendimento do processo atraves de telas devidamente configuradas.
Por exemplo: no acionamento de um motor, a tela mudará de cor informando que a mesma está ligada; O supervisório lê e escreve na memória do CLP ou controlador para a atualização das telas.
Atualmente existem varios programas supervisorios, são eles: INTOUCH, ELIPSE, AIMEX, FIX-32, VIEW, CIMPLIST .
O supervisório Intouch fabricado pela Wonderware FactorySuite é um dos mais utilizados atualmente nas indústrias mundiais por ser um software mais simples em comparação aos demais.