TRABALHO SISTEMA CARDIO CIRCULATÓRIO imprimir
A função básica do sistema circulatório ou cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, que são chamados vasos, e por uma bomba percussora que tem como função impulsionar um líquido circulante de cor vermelha por toda a rede vascular.
O sistema cardiovascular consiste no sangue, no coração e nos vasos sanguíneos. Para que o sangue possa atingir as células corporais e trocar materiais com elas, ele deve ser constantemente, propelido ao longo dos vasos sanguíneos. O coração é a bomba que promove a circulação de sangue por cerca de 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos.
CIRCULAÇÃO PULMONAR E SISTÊSMICA
A circulação sanguínea humana pode ser dividida em dois grandes circuitos: um leva sangue aos pulmões, para oxigená-lo, e o outro leva sangue oxigenado a todas as células do corpo.
Circulação Pulmonar - leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2). O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para circulação sistêmica.
Trajeto da circulação sistêmica: Átrio direito → ventrículo direito → artéria pulmonar → pulmão → veias pulmonares → átrio esquerdo → ventrículo esquerdo. A partir daí o sangue passa para a artéria aorta dando início à grande circulação Circulação Sistêmica - denominada grande circulação ou circulação geral, é um dos circuitos que integram a circulação sanguínea dupla e estabelece-se entre o coração e todo o corpo. Neste circuito, o sangue arterial sai do coração e dirige-se para todos
os
órgãos,
regressando
como
sangue
venoso
ao
coração.
O circuito sistémico inicia-se no ventrículo esquerdo, cuja contração faz sair o sangue arterial do coração, pela artéria