Formação de Brigada
Objetivo:
O curso tem como objetivo a formação, treinamento e reciclagem da brigada de incêndio para atuação em áreas de risco, como: edificações, áreas industriais.
È importante ressaltar que não se pretende aqui que um brigadista se torne um bombeiro profissional, e sim que saiba atuar num principio de incêndio e mais que isso, saiba também identificar os perigos presentes numa situação de emergência e o respectivo risco associado.
Brigada de incêndio:
Grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, que fazem parte de um Plano de Ação de Emergência, PAE, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono e combate a um princípio se incêndio e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.
Composição da brigada de incêndio:
A brigada de incêndio deve ser composta levando-se em conta a classe e a subclasse de ocupação da planta, conforme a equação a seguir:
Número de brigadistas por pavimento ou compartimento = [população fixa por pavimento] x [%de cálculo da tabela].
Procedimentos básicos de emergência
Estado de alerta:
Identificada uma situação de emergência, o estado de alerta pode ser efetuado por qualquer pessoa, através dos meios de comunicação disponíveis.
Estas pessoas podem ser: os ocupantes da instalação ou os brigadistas, o estado de alerta pode ser dado a um órgão externo, inclusive o próprio Corpo de Bombeiros.
Análise da situação
Após o alerta, a brigada deve analisar a situação da ocorrência, os riscos presentes e os meios de controle, e desencadear os procedimentos necessários para o combate, que podem ser priorizados ou realizados simultaneamente, de acordo com o número de brigadistas e os recursos disponíveis no local.
Primeiros socorros
Prestar primeiros socorros às possíveis vítimas, mantendo ou restabelecendo suas funções vitais com a aplicação das técnicas SBV (suporte básico de vida) e RCP (reanimação cardio pulmonar) até que se