trabalho sirlei ordem do sumario
Este trabalho tem como objetivo abordar como os aspectos cognitivo, social e mental, podem ser desenvolvidos através do jogo “Brincando de Engenheiro”, segundo a Teoria de Jean Piaget.
Chamado de “Primeira Infância”, Piaget classifica essa fase como em que, o aprendizado da linguagem está se concretizando, podendo ser um período de descobertas para a criança que ainda está voltada ao um mundo inteiramente egocentrista.
Definição do Jogo
As peças são confeccionadas em madeira florestada e tinta atóxica, em vários formatos. Possibilitando a montagem de castelos, cidades e casas. A criança deverá criar suas construções, baseadas em suas próprias ideias, seguindo percursos independentes.
“O jogo contribui para o desenvolvimento do pensamento lógico e auxilia nas noções de espaço e coordenação motora da criança. O jogo pode ser usado tanto individualmente quanto em grupo”. (INDÚSTRIA E COMÉRCIO, 1947) É indicado para crianças acima de 3 anos. Fase onde a criança tem o controle de suas experiências, e seus sentimentos estão relacionados com a competência e autonomia. Para as crianças é prazeroso ver algo que eles mesmos produziram.
O brinquedo estimula a curiosidade e a imaginação da criança, levando a descobrir fantasias e ao mesmo tempo ajudando a desenvolver o lado cognitivo. Possui característica de fácil assimilação, ajudando a criança a se desenvolver de forma prazerosa.
“Ao brincar a criança toma iniciativas, imagina, usa suas capacidades intelectuais, o corpo, a cooperação, aprende regras, lida com limites, memória, atenção e concentração. Através do brincar as crianças desenvolvem relações, aprender a dividir, a respeitar o espaço do outro, e começam a construir sua história.” (SANTOS DIAS, s.d.)
Segundo PIAGET ( 1967 ), citado por (LEIRA RAMOS), “O jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral.”