trabalho segurança do trabalho - umidade
A umidade pode ser definida como a quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Nos dias com pouca umidade geralmente parece que está mais quente do que na verdade está. Outro efeito que sentimos normalmente ocorre após a chuva. Sentimos bem mais facilidade de respirar e a sensação de bem estar toma conta do corpo.
A umidade pode ser benéfica ou maléfica para nosso corpo, tudo dependerá de como ela está presente no ambiente em maior ou menor quantidade e de como nos expomos a ela.
O setor de segurança do trabalho (SESMT) precisa estar antenado a todos os riscos presentes no ambiente e a umidade é mais um deles. LEGISLAÇÃO
NR 15 – Atividades e Operações Insalubres – Anexo N.º 10 UMIDADE 1. As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.
Professor Amador Júnior
LOCAIS COM MAIS INCIDÊNCIA DE UMIDADE
Nesse tópico iremos citar alguns segmentos onde a umidade está presente.
Lavanderias: Nas lavanderias a umidade sempre está presente de forma bem evidente. Lembro que quando trabalhei em lavanderia hospitalar não era raro ficar bem molhado e ter que trocar de roupa.
Em lavanderias hospitalares a umidade está presente tanto na área suja quanto na limpa.
Lava á Jato: E nesse segmento ainda temos o agravante dos produtos químicos que são usados na lavagem e muitos entram em contato direto com a pele.
Frigoríficos: Juntamente com o frio a umidade é um dos grandes riscos dos frigoríficos.
Cozinhas: Na parte de lavagem de panelas e outros a umidade que é uma solução para a limpeza se torna um risco a mais para a segurança.
Pesca: No segmento de pesca a umidade é bem presente quanto no ato da pesca quanto no processo de limpeza do pescado.
Areais: No processo de dragagem de areia em areais em que se usa jato de água e draga o