trabalho resumo de filosofia para AV1
A filosofia tem a cosmologia, um pensamento racional, conhecimento através da razão da ordem do mundo; que não se sabe ser tipicamente grega ou feita por contribuições da sabedoria oriental e de outras regiões.
Filósofos como Platão e Aristóteles afirmam que a filosofia é de origem oriental, pois o povo grego em suas viagens marítimas comerciais, descobriram a agrimesura egípcia, a astrologia dos caldeus, as genealogias persas e os mistérios religiosos orientais, modificando-os em outros conhecimentos.
Assim, aparecem várias ciências que são utilizadas nos atuais tempos, todas de origem gregas, as quais originam a filosofia.
Essa tese foi defendida durante séculos no período do Império Romano porquanto considerava-se a forma mais alta do pensamento e moral.Porém não foi aceita por todos, principalmente no século XIX que chamaram a filosofia como “milagre grego”, um acontecimento inesperado, espantoso e espontâneo; pois os gregos se consideravam um povo excepcional.
Estudos dos séculos XIX e XX apresentaram correções nas duas teses colocadas quanto à origem dessa cultura, retirando os exageros e demonstrando que a filosofia absorveu alguns conhecimentos da cultura oriental com os mitos e de outras regiões antecedentes.
Segundo a autora Marilena Chaui, a filosofia então foi um resultado na mudança de qualidade nesses conhecimentos adquiridos na interação entre povos pelos gregos. Uma prova seria que os mesmos pegaram os mitos do oriente e os humanizaram, divinizaram os homens e racionalizaram as narrativas, criaram a política, separaram o poder público e o privado, distinguiram o público do religioso, instituíram tribunais, assembléias, separação entre autoridade chefe da família e autoridade pública e a razão como um sistema, que segue regras, normas e leis iguais para todos.
Nesse contexto, podemos observar as condições históricas