TRABALHO RELIGI ES
Desmistificar o preconceito religioso nao é tarefa fácil, tendo em vista que alguns membros religiosos se sentem superiores a outros, e na verdade nao respeitam o direito de escolha religiosa, nem o relativismo cultural, que existe nesse contexto. Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. O preconceito pode acontecer de uma forma banal, até um pensamento, por exemplo: que feio, que gorda, que magro, como é burro este negrão. Há um sentimento de impotência quando se pretende mudar alguém com forte preconceito.1 A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, prevê a liberdade de religião. Ademais, a Igreja Católica que nos primordios nao se confundiam com o Estato, está oficialmente separado deste, sendo o Brasil um Estado laico. Acercao do Estado Laico é oportuno ressaltar que trata-se daquele que não possui uma religião oficial, e de certa forma mantem-se neutro e imparcial no que se refere aos temas religiosos buscando de certa forma boa convivência entre os credos.
Com o grande numero acerca de diversidade religiosa no Brasil pode-se entender que houve um crescimento da intolerância religiosa. Isso é tao verdade que atualmente foi criado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa com base na Lei nº 11.635/2007, onde o Estado manifestou sua vontade de reconhecer esse problema como um ato que fere direitos inerentes a pessoa humana.
As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. A Constituição da República federativa do Brasil de 1988, em seu dispõe que:
“Art. 5º : Todos são iguais perante a lei (...)
VIII: ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política (...)”.2
O Código Penal deixa claro que: praticar, induzir ou incitar a