Trabalho Relatorio Sala S o Paulo
VISITA MONITORADA
A SALA SÃO PAULO
Conforto Ambiental
Professor: José Ovídio Peres Ramos
Turma: 018205A08
Sala São Paulo
Sede da Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo
A Sala São Paulo está localizada dentro da Estação Julio Prestes, antiga Estrada de Ferro Sorocabana no bairro de Campos Elíseos, é considerada, Patrimônio Histórico da cidade de São Paulo desde a década de 90. O arquiteto responsável pelo projeto inicial foi Samuel e Cristiano Estopher das Neves, sua construção teve inicio 1925 e foi finalizada no ano de 1938, sua arquitetura teve influência neoclássica inspirada nas estações americanas da época.
A estrada de Ferro Sorocabana foi financiada pela elite cafeeira de São Paulo e ela era responsável pelo transporte do café que vinha do interior de São Paulo até a cidade, antes este era realizado através de mulas.
Como o passar dos anos, a cidade de São Paulo sofreu diversas transformações e o entorno da Estação Julio Prestes sofreu uma enorme degradação, assim a estação estava muito vulnerável a invasões e depredações, para protegê-la desses riscos precisava-se destinar um uso ao prédio.
Em 9 de julho de 1999 foi inaugurada a Sala Salão, que hoje abriga a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
A Sala São Paulo está localizada no lugar que antes era um grande jardim central da Estação Julio Prestes. No projeto original feito por Neves, esse jardim seria um espaço fechado por uma cúpula, que serviria como um grande hall com altíssimo pé direito, mas devido a problemas econômicos e a entrada de Getulio Vargas no poder, o projeto acabou sendo mudado devido ao corte de verbas para a execução das cúpulas. O projeto da Sala São Paulo dentro desse antigo jardim foi de autoria do arquiteto Nelson Dupre, que ao projetar uma Sala de Concertos, fez um projeto brilhante com elementos chaves responsáveis pela excelente acustica da sala.
Visita:
Em visita a Sala São Paulo, pode conhecer um pouco sobre História e