estágio Ed infantil
EM PEDAGOGIA
MANUAL E REGUL AMENTO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
2014
ORGANIZADO POR: MARIS A MARQUES RIBEIRO
COORDENADORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
03
LEGISL AÇÃO BÁSICA
04
TERMO DE COMPROMISSO
04
COMPETÊNCIAS
04
OBJETIVOS
05
PL ANO DE TRABALHO
06
CRONOGRAMA
11
CARGA HORARIA
11
AVALIAÇÃO
11
REL ATÓRIO FINAL DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICUL AR
12
CARTA DE APRESENTAÇÃO
15
TERMO DE COMPROMISSO
16
ACOMPANHAMENTO DO ACADÊMICO ESTÁGIO CURRICUL AR Nº_
17
FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL
18
FICHA
DE
AVALIAÇÃO
PEDAGOGO/GESTOR
INDIVIDUAL
–
ATUAÇÃO
DO 20
FICHA DE AUTO -AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
21
REFERENCIAIS
22
1 INTRODUÇÃO
Uma das primeiras atividades atribuídas ao Ensino Superior é o desenvolvimento de uma mentalidade crítica e analítica dos problemas que norteiam a sociedade e suas organizações. Assim, o estágio curricular abrange desde as atividades de observação até a realização do confronto dos aspectos teóricos pertinentes às diferentes áreas da pedagogia, verificados em aula com a prática pedagógica.
Essa atividade se caracteriza como uma forma do acadêmico poder responder e solucionar de forma sistemática o que foi visto na realidade da escola, em embate com o que discutido em sala de aula, através da supervisão direta dos docentes da IES.
O estágio curricular, dessa forma abre espaços para o desenvolvimento da interpretação e da reflexão do que foi observado e não para reprodução. Assim, a produção do que foi discutido em sala de aula tem um espaço de intervenção técnica e pedagógica da realidade.
O estágio torna-se um componente fundamental no processo educativo do acadêmico, e a oportunidade de conhecer e diagnosticar problemas e oportunidades pedagógicas, sugerindo e implantando ações pedagógicas e educativas em sala de aula, num todo coerente com as novas perspectivas.