Matemática Financeira
Foi visto que no caso da função de demanda, uma elevação no preço corresponde
(geralmente) a uma redução na quantidade demandada e no caso da função de oferta, uma elevação no preço corresponde a uma elevação na quantidade ofertada.
Então, até que nível variará o preço se de um lado, o consumidor deseja preços sempre menores e de outro, o produtor interessa-se por preços sempre maiores? E a esse preço, quais serão as quantidades consumidas (demanda) e produzidas (oferta)? Haverá um preço que satisfará, em termos de quantidade, aos consumidores e produtores; é o chamado "preço de equilíbrio". O "equilíbrio de mercado" ocorre então num ponto no qual a quantidade de um artigo procurado é igual à quantidade oferecida. Portanto, supondo que as mesmas unidades para a quantidade demandada e a quantidade ofertada sejam usadas em ambas as equações (oferta e demanda), a quantidade de equilíbrio e o preço de equilíbrio correspondem às coordenadas do ponto de interseção das curvas de oferta e de demanda.
Algebricamente, as coordenadas desse ponto são encontradas, resolvendo-se o sistema formado pelas equações de oferta e demanda. Outra maneira prática de calcular o ponto de equilíbrio é igualar a equações de oferta e demanda: OFERTA = DEMANDA
1. Ache o ponto de equilíbrio para as seguintes equações de oferta e de demanda
a) p 5 3q e p 4q 12 b) c) p 10 2x e p 5x 1
2. Uma empresa produz um certo produto de tal forma que sua função de oferta diária é p 20 5x e a demanda diária é p 110 4x . Determine:
a) O preço para que a quantidade ofertada seja igual a 50;
b) A quantidade vendida quando o preço é R$ 10,00;
c) A quantidade ofertada quando o preço for R$ 50,00
d) O ponto de equilíbrio do mercado;
3. Considerando a função demanda por sorvetes dada por p 100 0,003x e a função oferta de sorvetes dada por p 0,003x 150 , calcule o preço de equilíbrio para essa situação.
4. O Dono do Açougue