Trabalho reducão oxidacão quimica
As reações de oxidação-redução (ou reações redox) ocorrem pela transferência de electrões e constituem uma classe importante de reações químicas.
As reações redox ocorrem por toda parte e constituem parte da vida quotidiana. A corrosão é um exemplo de uma reação redox. O ferro e o aço dos carros, pontes e edificações oxidam-se e formam ferrugem, e também as estruturas de alumínio são corroídas. Muitos processos biológicos dependem de reações de transferência de electrões. Por exemplo, o oxigénio que se respira é convertido em água e dióxido de carbono. O número de oxidação do oxigénio nas moléculas dos produtos (H2O e CO2) é 2-, logo houve transferência de electrões para as moléculas de O2, a fim de serem reduzidas.
De onde surgem os electrões? Outros processos biológicos de transferência de electrões são os da conversão da água em O2, nos vegetais verdes, na fotossíntese e na conversão do N2 da atmosfera a uma forma semelhante de azoto, como NH4+, por bactérias do solo. As principais aplicações visualizadas pela química são o uso do movimento de electrões para produzir energia eléctrica ou o uso da energia eléctrica para produzir reações químicas. Uma bateria é uma pilha eletroquímica, ou um conjunto de pilhas, que produz uma corrente (um fluxo de electrões), a voltagem constante, como resultado de uma reação de transferência de electrões.
A energia para poder utilizar uma calculadora, ou um computador, ou para ligar um carro, ou mesmo para impulsionar um veículo eléctrico, provém de uma bateria. As reações redox são importantes na indústria química e produção de metais. Por exemplo, muitos metais são preparados ou purificados industrialmente por aplicação directa da eletricidade, num processo denominado eletrólise, no qual a energia elétrica provoca alteração química, como a redução de íões cobre a cobre metálico. Nas reações de oxidação-redução dizemos que uma substância química é oxidada quando ela perde electrões. A perda de