Trabalho recipientes transportáveis de glp
O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é um dos gases mais empregados na indústria nacional; é usado desde as cozinhas dos lares brasileiros até os mais variados setores industriais, como metalúrgicas, cerâmicas, vidrarias, etc.
É constituído por hidrocarbonetos produzidos durante o processamento do gás natural ou durante o processo do refino do petróleo. A Tabela 1 mostra a composição típica do GLP, a Tabela 2 ilustra as características e propriedades do GLP.
Os hidrocarbonetos predominantes são gasosos à pressão atmosférica, más liquefaz-se em pressões relativamente baixas, o que propicia a redução a pequenos volumes, facilitando o manuseio e o transporte.
[pic]
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) é o órgão governamental responsável pela legislação e regulamentação das atividades de distribuição e comercialização do GLP no país e o INMETRO está responsável pela fiscalização das condições de fabricação dos recipientes transportáveis.
1 -TERMOS E DEFINIÇÕES
1. – Adaptação de recipientes
Para os efeitos desta Norma, aplicam-se os seguintes termos definições.
2. – Calotas dos recipientes
Partes do corpo do recipiente, que formam o fundo e o tampo deste.
3. – Componentes roscados
Válvulas e dispositivos de segurança montados no recipiente. Fabricado conforme ABNT NBR 14804, 8614, 13794, 11707, 11708, 14536 e tampões.
4. – Corpo do recipiente
Parte do recipiente destinada a acondicionar o gás, formadas pelas calotas superiores e inferior corpo cilíndrico e flange.
5. – Dispositivo de segurança
Dispositivo destinado a aliviar a pressão no interior dos recipientes.
1. – Válvula de segurança
Dispositivo de segurança que é acionado quando a pressão interna do recipiente atinge um valor predeterminado.
2. – Plugue-fusível
Dispositivo de segurança que é acionado quando