Trabalho RCNEI Musica
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) adotou uma ordenação que contempla as diferentes esferas de trabalho permitindo uma orientação capaz de nortear com clareza as propostas pedagógicas e uma destas propostas, é a Música, uma vez que esta é uma das formas mais importantes da expressão humana.
"A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio."(BRASIL, 1998, v.3, p.45). Pode-se observar que a música está presente em acontecimentos diversificados; existem músicas infantis, músicas religiosas, músicas para dançar, música instrumental, vocal, erudita e popular, músicas cívicas.
Independentemente do seu papel dentro da sociedade, da cultura, a música exerce forte atração sobre os seres humanos, permitindo que mesmo que de forma inconsciente relacionem-se com ela, muitas vezes ao escutar uma determinada música, surge a familiaridade, a movimentação do corpo, o cantarolar de pequenas partes da melodia. As crianças quando brincam ou interagem com o universo sonoro, acabam descobrindo mesmo que de maneira simples, há formas diferentes de se fazer música.
2 - PRESENÇA DA MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDEIAS E PRÁTICAS RECORRENTES.
A RCNEI trata acerca da música na Educação Infantil, refletindo sobre seu papel importante no desenvolvimento da criança em relação às suas habilidades, formulação de hipóteses e da elaboração de conceitos, além disso, propõem um processo de musicalização infantil de forma simples, objetiva e lúdica, pois, a música é uma linguagem de comunicação universal, e por tal motivo, proporciona à criança da Educação Infantil a oportunidade de agir, pensar, interagir, participar e vivenciar, de forma lúdica e de criar fantasias nas mais diversas experiências, dentre muitos outros aspectos, assim, o ato de brincar é, a maior atração para a criança, já que se trata