ATPS de Educa o Profissional e Educa o em ambientes n o escolares Pronta
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Júlio de Castilho
Relatório reflexivo sobre a temática da Educação não formal e da Educação Profissional
PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Professora Kate Oliveira Kumada
Talita Souza da Silva– RA 356189
Aparecida Araújo– RA 384935
Gisele Tavares de Medeiros– RA 438071
Dayanne Regina Sartor Paes – RA 440955
Campo Grande MS, 15 de Abril de 2015.
O QUE É EDUCAÇÃO NÃO FORMAL?
A educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este. É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente. Educação voluntária, não hierárquica e baseia-se na motivação intrínseca dos formandos que por si mesmos procuram a aprendizagem. Toma em consideração as necessidades pessoais dos formandos e adequa-se a essas necessidades para responder às suas aspirações. No caso dos adultos, é um tipo de aprendizagem ao longo da vida.
A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização – na família, bairro, clube, amigos etc., carregada de valores e culturas próprias, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não formal é aquela que se aprende “no mundo da vida”, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianos. (FALCÃO, 2009, p. 18)
Não conhecemos hoje em dia uma definição única ou consensual de “educação não formal” (ou de “aprendizagem não formal”). Estes termos são ainda objeto de interpretações diferentes de acordo com as diferentes culturas, tradições nacionais ou contextos político-educativos de cada país ou região. Nas últimas décadas, “Educação Não-Formal”, tornou-se a noção sumária para aquilo que, no passado, se designava por "educação fora da escola".
Educação não formal pode ser