Trabalho quimica aço
São nas usinas siderúrgicas que o minério de ferro, matéria prima, é transformado em aço, processo cujo nome é Redução. Para fazer esse processo primeiro o minério (que se origina do óxido de ferro FeO) é aquecido em fornos especiais em alta temperatura, em presença de carbono (carvão vegetal) e de fundentes (para prevenir a oxidação), para reduzir ao máximo o teor de oxigênio do FeO. Nesse processo, obtém-se o ferro-gusa, que contem de 3,5 a 4,0% de carbono. No fim, o aço será o resultado da descarbonatação do ferro gusa, ou seja, é produzido a partir deste, onde o teor de carbono é controlado de 0.008% até 2,11%. O aço então é uma liga metálica constituída de ferro e carbono, além de elementos residuais, resultantes do seu processo de fabricação.
O aço é um produto que tem grande procura no mercado devido ao seu baixo custo em relações aos outros metais, ele pode estar presente como parte das obras ou como material principal. Uma de suas principais aplicações na construção civil é no concreto armado, que é um concreto em estruturas de aço, este que diminui o custo e o tempo da obra, além de fornecer resistência aos edifícios.
Outros benefícios do aço:
O aço possibilita a arquitetos uma maior liberdade nos seus projetos para uma arquitetônica marcante;
Antecipação do ganho, o que está ligado a outro benefício de maior velocidade na execução da obra;
Sendo totalmente pré-fabricado, a estrutura em aço evita desperdícios, deixando o ambiente limpo com menor geração de entulhos;
O aço é 100% reciclável e as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas.
Bibliografia
Henrique Ferraz, O Aço na Construção Civil. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/aco.html. Acesso em: 24 de fevereiro de 2015.
Jennifer Fogaça, Aço. Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/aco.htm. Acesso em: 24 de fevereiro de 2015.
Sem autor. Construção em Aço. Disponível em: