Aços
Introdução a Engenharia Mecânica
Aço – Fabricação, formas disponíveis e aplicações.
Guilherme Coelho Moura – guicoelho.moura@yahoo.com.br
Guilherme Resende – alfviajante@gmail.com
João Salvetti – joaosalvetti@hotmail.com
Belo Horizonte
Agosto de 2012
1.0 – INTRODUÇÃO
A partir do momento em que foi descoberto, o aço recebeu um destino; transformar o mundo em que vivemos para o bem da humanidade. Servindo o planeta de forma benéfica. O aço é uma liga metálica formada basicamente por ferro e carbono, e utilizados para fabricação de diversos materiais como carro, foguetes, estruturas, aviões e etc. O aço está presente no nosso dia a dia nas mais diversas ocasiões e por isso muitas vezes torna-se invisível.
O aço está nas relações humanas, nos sonhos de consumo, na esperança de cura, na intimidade dos lares, nos ideais de um futuro melhor. Está presente no nosso dia-a-dia mesmo antes de nascermos. Em tudo o que fazemos, a toda hora e em qualquer lugar, esse é um material essencial à vida.
.
2.0 – DEFINIÇÃO
2.1 – Fabricação
As usinas de aço do mundo inteiro classificam-se segundo o seu processo produtivo:
Integradas: que operam as três fases básicas: redução, refino e conformação mecânica; há dois processos diferentes de redução: o alto forno, que produz o ferro gusa e a redução direta, que produz o ferro esponja. Nessas unidades a produção do aço é feita a partir do minério de ferro, encontrado na natureza em forma de rocha, que precisam ser processadas para obtenção do ferro gusa e ferro esponja.
Redução: No alto forno, o minério sob forma granulada, é aquecido juntamente com o coque ou carvão vegetal a mais de 1400ºC. O calcário, outro tipo de fundente é adicionado para ajudar na formação da escória, responsável pela captura das impurezas do minério. O resultado após a passagem pelo alto forno é o ferro em forma