Trabalho Qual A Tua Obra
EDUCAÇÃO LÚDICA
PRÁTICA PEDAGÓGICA
QUAL É A TUA OBRA?
Sumário
Gestão
1. Em busca de sentido............................................................................... 2. Tripalium versus poiesis.......................................................................... 3. E tem gente que se acha........................................................................
Introdução
Este trabalho apresenta temas primordiais, ideias e conceitos no que se refere ás obras que fazemos ao longo do tempo. O trabalho foi desenvolvido a partir do livro “Qual é a tua obra?” do filosofo brasileiro Mario Sergio Cortella.
Vamos compreender assuntos reflexivos e as inquietações que os mesmos provocam, quando passamos a analisar e assimilar o contexto no nosso cotidiano. O trabalho concede partes do livro e analises ao ponto de vista do professor como gestor na sala de aula, líder da sala ou da corporação e da ética profissional.
GESTÃO
1. Em busca de sentido
Enxergar um significado maior na vida aproxima o tema da espiritualidade do mundo do trabalho. O que é a espiritualidade? É a sua capacidade de olhar as coisas ao redor, entender as razões mais importantes do que o imediato. Que aquilo que você faz, tem um sentido, um significado.
Martin Heidegger, grande filósofo alemão do século XX, dizia que a angústia é a sensação do nada. E ela é positiva num ponto, pois o nada é a possibilidade plena. Quando se pode sentir o “nada”, todas as opções se apresentam e todos os horizontes são possíveis.
O professor como gestor, pode abrir esses horizontes para os alunos com jogadas incríveis de ensino, mostrando o lado da filosofia e assim fazendo com que os alunos possam refletir e obter conhecimento e ideias diversas sobre o sentido da vida, o sentido do trabalho, a espiritualidade.
O líder da sala ou até mesmo o líder de uma equipe,