Canteiro de obras trabalho
O canteiro de obra é uma área que serve como apoio a construção, neste trabalho iremos falar de planejamento do canteiro e RN 18, em particular, tem sido uns dos aspectos mais negligenciados na indústria da construção, sendo que as decisões são tomadas na medida em que os problemas surgem no decorrer da execução. Em conseqüência, os canteiros de obras muitas vezes deixam a desejar em termos de organização e segurança, fazendo com que, longe de criarem uma imagem positiva das empresas no mercado, recomendem distância aos clientes.
Apesar de as vantagens operacionais e econômicas de um eficiente planejamento de canteiro serem mais óbvias em empreendimentos de maior porte e complexidade, é ponto pacífico que um estudo criterioso do layout do canteiro deve estar entre as primeiras ações para que sejam bem aproveitados todos os recursos materiais e humanos empregados na obra, qualquer que seja seu porte. Também se conclui que raramente existe um método definido para o planejamento do canteiro, observando, em pesquisas junto a gerentes de obra, que os planos eram elaborados com base na experiência, no senso comum e na adaptação de projetos passados para as situações atuais.
CANTEIRO DE OBRA
Canteiro de obra é local da construção onde se armazenam os materiais (cimento, ferro, madeira etc.) e se realizam os serviços auxiliares durante a obra (preparação da argamassa, dobragem de ferro etc.).
É a área destinada à execução da obra, aos serviços de apoio e à implantação das instalações provisórias indispensáveis à realização da construção, tais como alojamento, escritório de campo, estande de vendas, almoxarifado ou depósito, entre outras. A organização do canteiro de obra é fundamental para evitar desperdícios de tempo, perdas de materiais e mesmo defeitos de execução e falta de qualidade final dos serviços realizados. O objetivo do “canteiro de obras” é promover a melhoria do setor da construção civil, oferecendo formação e