Trabalho Psicologia Verdadeiro
INTRODUÇÃO
O presente trabalho está voltado a um tema de Psicologia do Desenvolvimento. Iremos abordar a teoria de um grande psicólogo, que entranhou suas pesquisas sobre o pensamento das crianças, Jean Piaget. Nesse aspecto, realizamos uma experiência com crianças, no intuito de comprovarmos ou discordarmos de suas teorias sobre o pensamento dos pequenos, isto é, como eles se desenvolvem. A finalidade desse estudo é, portanto, averiguar se a teoria desenvolvida por Piaget, na prática, pode ter razão e se realmente está consoante com o desenvolvimento das crianças, em seus respectivos estágios. Para tal realizamos uma das experiências apresentadas por Piaget. Na qual a mesma consiste na conservação ou não conservação da criança.
Nas seções que se seguem trazemos algumas características de cada etapa do desenvolvimento humano apontado pelo referido autor. Posteriormente, iremos apresentar experiências oferecidas por Piaget e feitas por nós acadêmicos, com o objetivo de verificar se as conclusões asseguram sua teoria.
No entanto, temos por principal busca o seguinte: E Piaget tinha razão? Nesse ínterim, "o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas" (Piaget, 1976 apud Freitas 2000:64)
É importante ressaltar que a experiência estará abrangendo o período pré-operatório e operatório concreto, verificando o desenvolvimento e a forma de percepção de algumas crianças em torno da teoria do desenvolvimento de Jean Piaget.
SOBRE JEAN PIAGET
Piaget nasceu em 1896. Dedicou-se primeiramente à Biologia, mas com idade de 24 anos, voltou totalmente sua atenção para psicologia. Um ano depois, 1921, filiou-se ao Instituto Jean Jacques Russeau, em Genebra. Aí realizou a maioria dos seus estudos sobre o processo do pensamento infantil.
Famoso mundialmente por suas pesquisas sobre o pensamento da criança.