Resenha critica
A origem da psicologia na educação, segundo Coll (2004) se tem na crença de que a educação e o ensino podem melhorar com a utilização adequada dos conhecimentos psicológicos. Por volta de 1903, surge a Psicologia da Educação, quando foi lançado o livro de Thorndike, que nomeou pela primeira vez, está área de estudos e lhe deu corpo doutrinário.
Precursores da Psicologia da Educação – William James, Stanley, J. Mckeen Cattel, John Dewey, Charles H. Hudd, Eduar Claparéde, Alfred Binet, etc.
Tinha dois tipos de problemática: o estudo do desenvolvimento e o estudo da aprendizagem
A Psicologia da Educação adota uma orientação fundamentalmente acadêmica. Para Goulart (2000) essa disciplina trata – se de uma ciência aplicada à educação, que o objetivo é oferecer auxilio para que o ato educativo alcance seu verdadeiro proposito.
“A psicologia da Educação compreende, pois, a utilização de conclusões obtidas em diversas áreas das ciências psicológicas sobre assuntos que interessam especificamente à educação e à investigação de problemas relacionados às pessoas sob ação educativa.”
A Psicologia da Educação é de extrema importância nas instituições escolares, por esses quatro fatores: * Primeiro pelo o fato de haver necessidade de ter um profissional que saiba lidar com os comportamentos humanos e seus problemas psíquicos. * Segundo pela ajuda que esses profissionais oferecem as crianças, adolescentes e jovens. * Terceiro, a Psicologia da Educação vem como um amparo para os profissionais da Pedagogia, para trabalhar com parceria. Esse trabalho, com certeza não vai ser realizado com só dois indivíduos (o profissional psicólogo e o paciente), mas sim em conjunto com (o paciente, o psicólogo, o professor e os familiares), para obtenção de um resultado mais eficaz. * E quarto, mas não menos importante, como Goulart disse, o objetivo é oferecer um auxilio para que a educação alcance o seu verdadeiro