TRABALHO PSICOLOGIA motiva o
FACULDADE SUMARÉ
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
A partir da leitura e relação dos textos: Motivação escolar, A motivação e os processos de ensino e aprendizagem, slides fornecidos para estudo e a análise do Filme Céu de Outubro, e também com pesquisas que realizamos, apresentaremos aqui a resenha sobre o que é Motivação dentro do ensino e aprendizagem. Desta forma foi levantado o conhecimento, através de referencial teórico, dos fatores que levam a motivação, possibilitando a conhecimento da origem da desmotivação e a verificação do professor e da família neste processo. Neste trabalho pretendemos descrever, uma parte do processo de desenvolvimento e aprendizagem, com base na Motivação escolar e familiar.
A MOTIVAÇÃO O E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM No capitulo - A motivação e os Processos de Ensino e Aprendizagem do livro: Psicologia da Aprendizagem - Ed. Contexto-SP-2011, Piletti, N e Rossato, S.M. Podemos entender que sem automotivação não há aprendizado. Que a motivação nos incita a nos movimentarmos e nos mantém ativos em ações diversas. As relações entre aprendizagem e motivação são recíprocas e trabalham em sinergia, ou seja, uma movimenta e ativa a outra. E que a falta de motivação dos alunos reflete hoje numa grande preocupação dos educadores sobre a eficácia do ensino, e para isso existem mobilizações para criar-se condições para que o aluno tenha interesse em aprender.
Um dos grandes desafios dos educadores é, portanto, criar condições e estímulos, para envolvê-los nas diversas atividades propostas de aprendizagem, de maneira que haja criatividade no sentido de atrair os alunos em tarefas desafiadoras, a também se conscientizarem sobre a valorização da educação, de sua importância para a vida atual e futura e construir o conhecimento de forma, a efetivamente ocorrer o aprendizado.
E para isso, há que se entender, refletir, inovar também sobre a classe de