Trabalho psicologia da adm
Esta pesquisa vem mostrar através das contextualizações, de alguns autores, como o processo de lideranças vem evoluindo nos últimos dez anos e a grande importância que a globalização tem neste processo. A globalização como principal influencia neste continuo processo de melhoria, com a evolução das necessidades do individuo.
Dados estatísticos demonstram que muitas empresas não conseguem sobreviver num ambiente de competitividade e altamente dinâmicos. As causas naturalmente são varias, uma dessas é quando os administradores se defrontam com um mundo de oportunidades e desafios e a sua postura é quem vai ditar o cainho a ser trilhado, se o caminho da tradição ou a caminho da inovação.
Conseqüências da falta de Lideranças nas Empresas
As mudanças das relações com clientes, fornecedores e colaboradores, inovações de processos, inovações tecnológicas, flexibilidade dos processos, necessidade de redução de custo, maior capacidade criativa, presença da ética nas relações, visão do negócio, necessidade de planos estratégicos mais sofisticados e a diminuição de hierarquias tornaram-se as chaves do sucesso organizacional, mas para que essas implementações sejam possíveis os administradores tem que agir como líderes e abandonar o modelo de administração pelo temor.
Segundo Cohen (2006), os índices de falência de empresas em todo o mundo são muito altos: oitenta por cento das empresas fracassam em três anos de vida..
Esse preocupante dado das falências das empresas, sem contar as outras empresas que caminham com dificuldades, leva à inevitável questão: Por que tantas organizações não conseguem sobreviver?
O que está acontecendo atualmente é que muitos “administradores” estão apenas gerenciando e esquecendo-se de que é preciso também liderar. E, para diferenciar os administradores lideres dos administradores gerentes, é preciso entender que os líderes são aqueles capazes de contagiar as pessoas através de seu carisma e criatividade e