Dislexia e suas limitações
TEMA:
DISLEXIA
TÍTULO:
DISLEXIA E SUAS LIMITAÇÕES
PROBLEMA:
Como a escola pode diagnosticar a dislexia e como os professores devem adaptar suas atividades mediante esse transtorno de aprendizgem?
JUSTIFICATIVA:
Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de dislexia, transtorno de causas genéticas e neurológicas, que ocasiona dificuldades no aprendizado da criança, principalmente na leitura e escrita;
Pesquisar as dificuldades encontradas na escola, principalmente nos anos iniciais. E, também abordar informações, sugestões e idéias para uma melhora do assunto, vistas por profissionais.
OBJETIVO GERAL:
Diante de pesquisas bibliográficas, buscar maiores informações sobre o assunto, para que se possa compreender suas manifestações, proporcionando conhecimento que os professores devem possuir a respeito da dislexia.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Descrever os tipos, sintomas e dificuldades encontradas em crianças com dislexia;
Caracterizar as dificuldades encontradas em crianças com dislexia;
Explicar as definições e etiologias dos distúrbios de aprendizagem, assim como relacionar a importância da intervenção fonoaudiológica.
HIPÓTESE:
A dislexia é definida como sendo um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, diagnosticada geralmente no início do processo de alfabetização. A dislexia pode ser causada por vários fatores que são desde hereditariedade até alterações nos hemisférios cerebrais, subdividindo-se em dislexia do desenvolvimento ou adquirida. A criança com suspeita de dislexia deve ser avaliada pela equipe multidisciplinar, composta por vários profissionais de diversas áreas. Após seu diagnóstico, o professor deve usar diferentes estratégias até mudar o método de ensino para adaptá-lo objetivando uma melhoria da aprendizagem do aluno com dislexia.
DELIMITAÇÃO:
Dislexia – Diagnostico – Professor – Estratégias - Escola
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:
Pesquisas