Resumo: hale, charles. ideais sociais e políticos na américa latina
Esta nova orientação se reflete na constituição argentina de 1853 e pela briga com eventual federalização de BA na briga por conciliar o ideal unitário argentino com os interesses proviniciais. No México a tradição constitucionalista foi ainda mais forte com um governo constituinte de 56 a 57 afirmando o federalismo parlamentar unicameral. Tsl prospecto so perdeu vigência em 80 com a campanha oficial de restituição do senado como forma de controle para evitar excessos democráticos e ser assim um agente da centralização no interesse em se estabelecer maior estabilidade política assegurada por interesses econômicos.
O final do século xix também fora marcado pelo acerramento da disputa estado/igreja pelo controle da riqueza eclesiástica e por programas reformistas que preconizavam o argumento desenvolvimentista na reforma agrária. Tal cnflito é perceptível nas tensões com a maçonaria no Brasil e na criação de estados seculares por toda a America latina demonstrando mais uma vez o consenso político de finais do século.
O legado liberal, porem teve em seu seio latino americano o paradoxo de se estabelecer na justaposição entre ideário individualista do lassez-faire e necessidade de centralismo olitico. Sociedades baseadas em grandes propri”edades”.
A explicação deste caráter centralista advem da acendencia do positivismoprolamando o triunfo da ciência na America latinasob a otica da