TRABALHO PRONTO ELETRICIDADE
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
CAMPUS DE PARAGOMINAS
Brenna Layse Silva
Franciely Marques de Oliveira
Isabella Mesquita Araújo
Gilson Tavares Moraes Júnior
Verena Lúcia Sousa Corrêa
PROJETO DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL.
Paragominas - PA
2014
Brenna Layse Silva
Franciely Marques de Oliveira
Isabella Mesquita Araújo
Gilson Tavares Moraes Júnior
Verena Lúcia Sousa Corrêa
PROJETO DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL.
Trabalho realizado pelos acadêmicos Brenna Layse Silva, Franciely Marques de Oliveira, Isabella Mesquita Araújo, Gilson Tavares Moraes Júnior e Verena Lúcia Sousa Corrêa, como requisito de avaliação da disciplina de Eletricidade aplicada à engenharia ambiental.
Orientado pelo Professor José Antônio.
Paragominas - PA
2014
1. INTRODUÇÃO Este trabalho apresentará a formação da planta baixa de uma residência e sua instalação elétrica. A planta baixa expõe seis cômodos sendo: uma sala, uma cozinha, um banheiro, dois dormitórios e um escritório; e um hall.
Com esta planta poderá ser mensurado a carga de iluminação, os pontos de tomada, a previsão de cargas das tomadas de uso geral e especifico. Para então determinar o tipo de fornecimento, a tensão de alimentação e padrão de entrada.
2. DESENVOLVIMENTO
A mensuração da distribuição elétrica na casa foi realizada através de alguns cálculos que serão listados a seguir por meio de tabelas:
Para a previsão da carga de iluminação da planta residencial foi necessário calcularmos a área e a potência de iluminação embasada nas prescrições da NBR 5410:2004. A carga de iluminação é feita em função da área do cômodo da residência, para área igual ou inferior a 6 m2 atribuir um mínimo de 100 VA, para área superior a 6 m2 atribuir um mínimo de 100 VA para os primeiros 6 m2, acrescidos de 60 VA para cada aumento de 4 m2 inteiros.
Logo, prevendo-se a carga de iluminação,