LABIRINTO EL TRICO
Elinalto Nunes
Fernando Reichert
Junior Miotto
Resumo
Este artigo se compõe de uma experiência organizada pelos alunos citados acima, visando obter mais conhecimento sobre a eletrostática, estudando as propriedades e comportamentos das cargas elétricas, sendo que com este trabalho testamos coordenação motora e definimos como ponto principal a eletricidade. Em sua construção foram utilizados; uma tábua de madeira, lâmpada giratória, interruptores, bateria, entre outros.
Palavras-chave: Eletricidade, física, eletrostática.
1. INTRODUÇÃO
A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos que resultam da presença e do fluxo de carga elétrica. Essa variedade inclui muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Em grego, a palavra elektron significa âmbar, a partir deste vocábulo surgiram as palavras elétron e eletricidade.
Embora os primeiros avanços científicos na área direcionam-se aos séculos XVII e XVIII, os fenômenos elétricos têm sido estudados desde a antiguidade, por volta do século VI a.C, com o filósofo e matemático grego Tales de Mileto. Contudo, antes dos avanços científicos na área, as aplicações práticas para a eletricidade permaneceram muito limitadas, e foi só no final do século XIX que os engenheiros foram capazes de disponibilizá-la ao uso industrial e residencial, possibilitando assim, seu uso generalizado. A rápida expansão da tecnologia elétrica nesse período transformou a indústria e a sociedade da época. A extraordinária variação mutável da eletricidade como fonte de energia levou a um conjunto quase ilimitado de aplicações, conjunto que em tempos modernos certamente inclui as aplicações nos setores de transportes, aquecimento, iluminação, comunicações e computação. A energia elétrica é o básico da sociedade industrial moderna, e deverá permanecer assim no futuro tangível.4
A eletricidade estuda principalmente