Eletrica
Nota de Aplicação
Qualquer pessoa que ganha a vida trabalhando com eletricidade desenvolve rapidamente um respeito saudável por qualquer coisa que tenha uma possibilidade remota de estar "viva". Entretanto, a pressão para terminar o trabalho dentro do prazo ou fazer com que um equipamento de missão crítica volte à atividade pode provocar descuidos e erros incomuns até mesmo dos eletricistas mais experientes. A lista a seguir foi feita para servir como um lembrete rápido daquilo que não se deve fazer ao medir elétricidade.
1. Trocar o fusível original por um fusível mais barato. Se o seu multímetro digital cumpre com os padrões atuais de segurança, esse dispositivo é um fusível especial de areia, projetado para estourar antes que a sobrecarga chegue às suas mãos. Ao trocar o fusível do DMM certifique-se de usar um fusível autorizado. 2. Usar um pedaço de fio ou metal para "desviar" totalmente do fusível. Isso pode parecer um bom e rápido reparo para situações em que você não tem um fusível extra, mas é esse fusível que pode protegê-lo de um pico de energia.
3. Usar uma ferramenta de teste inadequada para a tarefa. É importante que o DMM seja adequado para o trabalho a ser feito. Certifique-se de que a ferramenta de teste tenha a classificação correta de categoria para cada trabalho que você faz, mesmo que isso exija a troca de
DMMs ao longo do dia.
4. Escolher o DMM mais barato.
Afinal, você pode atualizá-lo depois, não é? Talvez não, se você sofrer um acidente porque a ferramenta barata na verdade não tinha os recursos de segurança que afirmava ter.
Procure testes de laboratórios independentes. 5. Deixar os óculos de segurança no bolso. Tire-os do bolso e useos - é importante. Isso vale também para as luvas com isolamento e a roupa à prova de fogo. 6. Trabalhar em um circuito vivo.
Desenergize o circuito sempre que possível. Se a situação exigir o trabalho em