TRABALHO PROFISSIONAL INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO
Autora: Eunice Teresinha Fávero
QUESTÕES:
1. Caracterize o sistema sócio-juridico, situando-o historicamente?
No sistema sócio-jurídico e ao conjunto de áreas do serviço social ampliam-se Significativas demandas de atendimento e de profissionais para área, sobretudo após a promulgação do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente a valorização da pesquisa dos componentes dessa realidade de trabalho, inclusive pelas próprias profissionais que estão na intervenção direta; e , em consequência, um maior conhecimento critico e valorização historicamente visto como espaço tão-somente para ações disciplinadoras e de controle social, no âmbito da regulação caso a caso.
2. Qual o papel do assistente social no sistema socioguridico?
Assistente Social deve atuar apenas como perito ou sua intervenção deve ter uma dimensão mais ampla, articulada a rede social, revertido junto à infância/ juventude? (conforme o próprio ECA dispõe).
Assistente Social atuará como perito apenas nas varas de família e varas cíveis ou terá uma atração mais abrangente junto à Justiça da Infância e Juventude.
3. Como a intervenção jurídica relaciona-se a questão social?
Os Assistentes Sociais realizam o estudo social a respeito destes jovens, com vistas a subsidiar o magistrado no que se refere, sobretudo, à aplicação de medidas sócio-educativas previstas no ECA. Essa estrutura jurídica requer a presença do profissional seja na triagem inicial, plantão, realização do estudo social – com apresentação de relatórios, laudos, pareceres -, e em acompanhamento de situações cujo avaliação profissional (Assistente Social/ Psicólogo) e determinação judicial considerem como necessário.
4. Quais os principais marcos histórico do estudo social?
Alguém dos marcos histórico se deram a partir da triagem inicial, plantão, realização do estudo social – com apresentação de relatórios, laudos, pareceres