recrutamento
Existem dois tipos de recrutamento: o interno e o externo. O recrutamento interno utilizado através de remanejamento dos quadros existentes na organização para preenchimento de vagas. Já o externo é utilizado para atrair os candidatos que estão fora da organização.
De acordo com Chiavenato(2001), a excelência almejada pelas empresas como umas alternativa de sobrevivência,pode ser alcançada principalmente,na base de investimentos em recrutamento,treinamento,capacitação e desenvolvimento das pessoas,porém,faz-se necessário um adequado sistema de avaliação de desempenho capaz de indicar o acerto ou não das medidas tomadas.
A maior parte das empresas através do seu recrutador primeiramente busca um candidato interno, pois o custo da logística de contratação externa é bem mais honroso para a organização.
O processo de recrutamento pode influenciar diretamente os resultados na gestão de pessoas. Um recrutamento adequado é aquele que atinge os objetivos empresariais, ele influencia diretamente os resultados obtidos e deve ser realizado buscando os ideais da empresa.
Segundo Chiavenato (2000), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Os tipos de recrutamento são de fundamental importância para descobrir o perfil desejado na hora de recrutar. A garantia do tipo adequado de recrutamento vão de encontro com as necessidades da empresa e a forma com que trabalha, seguindo seus ideais e características próprias.
As pessoas fazem total diferença dentro do contexto empresarial. É de extrema importância a forma de recrutá-las, pois os gastos com um recrutamento não realizado adequadamente vão além dos prejuízos financeiros, podendo comprometer a viabilidade e o sucesso da organização.
Fundamentos de Marketing
Marketing é um processo pelo qual se planeja e efetua a concepção, a fixação do preço, a promoção e a distribuição de ideais, bens e