Trabalho Pratico Mo7
Mecânica e Ondas
Relatório prático nº 7 : Oscilador amortecido
Estrutura do relatório:
Objectivo;
Introdução;
Material e procedimento;
Apontamentos da aula;
Resultados;
Observação gráfica dos resultados;
Análise dos gráficos;
Discussão dos resultados;
Conclusão.
Objectivo
O objectivo deste trabalho é familiarizar-nos com o conceito de força atrito e como ela interfere com o movimento harmónico simples. Tentar obter a constante de amortecimento de um pêndulo elástico.
Objectivos:
Medição do decaimento da oscilação de um pêndulo elástico no com e sem disco de atito;
Decaimento do mesmo pêndulo elástico imerso em água;
Observação dos efeitos da oscilação forçada num pêndulo elástico;
A amplitude de oscilação em função da frequência da força externa.
Introdução
Com a realização deste trabalho proposto pela unidade curricular de
Mecânica e Ondas pretende-se observar se um oscilador amortecido tem movimento oscilatório ou periódico quando se move periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio.
Se um sistema oscilatório mantiver a sua energia, a amplitude das oscilações mantém-se constante. Isto só acontece nos sistemas ideais (movimento harmónico simples) ou naqueles em que se alimenta o sistema e se neutralizam as perdas resultantes da dissipação de energia devido às forças de atrito. Por um lado, esta constância da amplitude é essencial quando se pretende construir uma base de tempo para um relógio, pois os sistemas devem continuar a oscilar por tempo indefinido.
Por outro lado pode ser qualquer coisa que se tem que evitar a todo custo, como, por exemplo, nos automóveis, o que obriga a planear convenientemente as suspensões. Neste caso, o que interessa é que as oscilações provocadas pelos impulsos aplicados nas rodas, pelas descontinuidades do solo sejam rapidamente absorvidas, isto é, as oscilações devem ser rapidamente eliminadas, os amortecedores são desenhados especialmente com esta