Tuberculose
D.2.2 –Taxa de incidência de tuberculose
1. Conceituação
Número de casos novos confirmados de tuberculose (todas as formas – códigos A15 a A19 da CID-10), por 100 mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
A definição de caso confirmado de tuberculose baseia-se em critérios adotados pelo
Ministério da Saúde para orientar as ações de vigilância epidemiológica da doença em todo o país12,
Definição de caso
Suspeito
• Todo indivíduo com sintomatologia clínica sugestiva de tuberculose pulmonar: tosse com expectoração por três ou mais semanas, febre, perda de peso e apetite – o chamado sintomático respiratório.
•
Paciente com imagem radiológica compatível com tuberculose.
Confirmado
Critério clínico-laboratorial
•
Tuberculose pulmonar bacilífera o Paciente com duas baciloscopias diretas positivas ou uma baciloscopia direta positiva e cultura positiva ou uma baciloscopia direta positiva e imagem radiológica sugestiva de tuberculose.
•
Tuberculose pulmonar escarro negativo (BK-) o Paciente com duas baciloscopias negativas, com imagem radiológica sugestiva e achados clínicos ou outros exames complementares que permitam ao médico efetuar um diagnóstico de tuberculose.
•
Tuberculose extrapulmonar o Paciente com evidências clínicas e achados laboratoriais, inclusive histopatológicos, compatíveis com tuberculose extrapulmonar ativa, em que o médico toma a decisão de tratar com esquema específi co; ou paciente com, pelo menos, uma cultura positiva para M.tuberculosis, de material proveniente de uma localização extrapulmonar.
Critério clínico-epidemiológico
•
O raciocínio diagnóstico deve desenvolver-se a partir do exame clínico, dos dados epidemiológicos e da interpretação dos resultados dos exames solicitados. Apesar de indispensável, em situações em que o diagnóstico
1
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde.