TRABALHO PRATA 1
CURSO DE ELETROTÉCNICA
DISCIPLINA: PROJETOS ELÉTRICOS
PROFESSOR: MARCELO PRATA VIEIRA
ALUNO: JOSÉ LUIZ AFONSO DA SILVA
TRABALHO DE ELETROTÉCNICA
2014
1. VOCÁBULARIO ELÉTRICO
1.1 RUÍDO ELÉTRICO
Eletronicamente falando, ruído é um tipo de sinal elétrico, subproduto de algum processamento em um circuito elétrico/eletrônico. Trata-se de um sinal indesejável, constituído por sinais aleatórios e, por serem aleatórios, esses sinas interferem nos circuitos eletrônicos provocando algum sintoma de mau funcionamento. Nesse ponto, o conteúdo e, na maioria das vezes, não pode ser completamente compensado, pois não pode ser avaliado a não ser em termos de probabilidade.
1.2 SURTO DE TENSÃO
Também chamados de transientes, são rápidos incrementos na intensidade da tensão elétrica. Como as variações de tensão, mas com menores durações e amplitudes muito mais agressivas, os surtos de tensão produzem consequências catastróficas para equipamentos sensíveis, estressando e danificando seus componentes internos. Os surtos de tensão são motivados por descargas atmosféricas, desligamento de sistemas muito indutivos, acidentes entre redes de distribuição e outros.
1.3 SOBRETENSÃO
Costuma designar-se por sobretensão quando a rede ou qualquer outra fonte de eletricidade excede o seu valor nominal. Se por algum motiva a tensão elétrica excede o valor previsto para uma determinada instalação, no momento em que houve esse pico de corrente ou aumento de tensão chamado de sobretensão. Sobretensões podem ocorrer durante todo o ano, mas especialmente durante o inverno, quando ocorrem trovoadas. Dentro das nuvens, bruscas correntes de ar geram fricção entre gotas de água e gelo, levando a formação e ao aglomeração de eletricidade estática. No topo das nuvens acumulam-se as cargas elétricas positivas e na zona inferior as negativas. Quando a acumulação de cargas negativas atinge um valor elevado, gera-se uma descarga