fontes de energia
O presente trabalho mostrará os diferentes tipos de energia e suas vantagens e desvantagens de aplicação, dentre elas estão as energias renováveis: hidrelétrica, eólica, solar mare motriz, biomassa e geotérmica e as não renováveis: carbonífera, petrolífera, gás natural e nuclear. Será visto também a produção de energia no Brasil, que sua maioria é de energia renovável e os seus recursos minerais, que são abundantes tornando o país um dos maiores exportadores de minerais .
Energia solar
A energia solar é a energia obtida através da luz solar, pode ser captada com painéHYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_solar"is solares. A radiação solar trazida para a Terra contém energia equivalente a milhares de vezes a quantidade consumida pela humanidade.
Através dos painéis, a energia solar pode ser transformada em energia térmica, e usando painéis fotovoltaicos a energia luminosa pode ser convertida em energia elétrica.
Há dois componentes na radiação solar: radiação direta e radiação difusa.
- A radiação direta é a que vem diretamente do Sol, sem reflexões ou refrações intermediárias.
- A difusa, é emitida pelo céu durante o dia, graças aos muitos fenómenos de reflexão e refração da atmosfera solar, nas nuvens, e nos restantes elementos da atmosfera terrestre. Ela possui a vantagem de permitir a geração de energia no mesmo local de consumo, através da integração da arquitetura, podendo ser levada a sistemas de geração distribuída, eliminando as perdas ligadas aos transportes, entretanto, essa fonte de não pode ser usada à noite, a menos que se tenham bateria.
Energia eólica
A energia eólica é a energia obtida pela ação do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes atmosféricas, sendo utilizado uma espécie de cata-vento para a obtenção. Ela tem sido utilizado desde a Antiguidade para mover os barcos movidos por velas ou outras máquinas, é a fonte renovável de maior sucesso a nível