Lutas
Construindo a história da capoeira*
VIEIRA, L. R. & ASSUNÇÃO, M. R. Mitos, controvérsias e fatos: construindo a história da capoeira. Estudos Afro-Asiáticos
(34):81-121, dez. de 1998 Luiz Renato Vieira** & Matthias Rohrig Assunção***
O artigo procura examinar, a partir da vasta literatura sobre a capoeira, os mitos e as controvérsias à luz das fontes e evidências atuais procurando identificar, o que está provado, o que é apenas plausível e o que parece claramente equivocado. Procura refletir sobre a função destes mitos, mostrando que eles se relacionam com conflitos mais abrangentes que se desenrolam na cultura e na sociedade brasileira fazendo da história da capoeira uma história marcada por rupturas e contradições.
Hoje não é mais necessário explicar o que é capoeira, é conhecida e praticada em todo o mundo, sendo depois do boxe a luta não oriental de maior projeção no ocidente.
Apesar de toda expansão em que a capoeira vive tanto no meio acadêmico quanto na academia a sua história ainda veicula mitos e semi-verdades se mostrando reticente à autocorreção.
1. Mitos e controvérsias no mundo da capoeira
Falar em mitos, trata-se de falar de concepções vigentes na comunidade dos praticantes de capoeira, veiculada por diversos meios, mantendo integrada a comunidade. No entanto as concepções que estudaremos a seguir são para além das comunidades, também nos espaços institucionais e acadêmicos.
Dentre os vários níveis de mitificação, o primeiro não é baseado em fatos históricos ou ensinamentos, mas inventado para reforçar posições ideológicas, sendo difícil traçar sua origem. E sendo divulgado e repetido tantas vezes que assume ares de verdade incontestável.
O segundo nível é mais sutil consistindo em insistir em alguns aspectos em detrimento de outros que são omitidos. Existindo várias controvérsias e não considerando outros argumentos. Há que se distinguir a conversa informal dos capoeiristas das reportagens e publicações