trabalho portfolio
1. Cada participante desenha e pinta uma flor bem bonita e recorta-a (Pedir que o cursista desenhe pensando em si mesmo. Uma flor que represente ele).
2. Após ter pintado e recortado, divide a flor em duas partes iguais.
3. Dá uma das partes a alguém / recebe uma parte da outra pessoa (Solicitar que nesse momento ele escolha uma pessoa, dê um abraço, fale palavras de incentivo, otimismo fé..., enfim criar um ambiente de confraternização).
4. Após ter recebido uma das partes da outra pessoa, cola a parte que recebeu com aquela que ficou com ele (numa nova folha de ofício), formando uma nova flor (agora com dois pedaços de flores diferentes).
5. Recorta novamente a nova flor e divide em duas partes iguais (de modo a ficar, cada parte, com pedaços das duas flores anteriores).
6. Repete as orientações do item 3.
7. Repete as orientações do item 4 (agora a nova flor formada terá quatro partes diferentes).
8. Após a última formação da flor (com quatro partes diferentes), cada participante coloca seu nome e faz-se uma exposição com todas as novas flores formadas / cada um reflete sobre sua flor.
9. Cada participante procura identificar quais as pessoas autoras das partes que compõem a sua flor.
10. Questionamentos e discussões sobre as experiências vividas (primeiro momento de discussões).
11. Após a primeira discussão, cada participante procura identificar onde estão as partes da sua flor original (Identifiquem e memorizem as pessoas que estão com partes de sua flor).
12. O Formador solicita que todos os participantes caminhem no centro (pode ser utilizado um fundo musical), e, após o sinal dele, todos param e fazem uma conexão (dando as mãos)com todas as pessoas que possuem partes de sua flor original.
13. Visualização e reflexão em grupo (segundo momento de discussões).
14. Principais pontos para serem refletidos e discutidos que são provocados pela Dinâmica da Flor:
Integração;
Interação;
Conhecer a si / re-conhecer a si;