trabalho PO - PARTE PROGRAMAÇÃO MATEMATICA
A Pesquisa Operacional é a aplicação do método científico, por equipes multidisciplinares, a problemas envolvendo o controle de sistemas organizados de forma a fornecer soluções que mais interessem a determinada organização.
A Pesquisa Operacional é um conjunto de técnicas e métodos matemáticos para auxiliar a tomada de decisões nas operações de organizações.
Onde pode ser aplicada?
Pode ser aplicada a problemas onde é necessário especificar, de forma quantitativa, a condução e a coordenação das operações ou atividades dentro de uma organização.
A natureza da organização pode ser financeira, industrial, militar, governamental, etc.
UM BREVE HISTÓRICO DE PESQUISA OPERACIONAL
1939-1945: Durante a 2a Guerra Mundial, as gerências militares britânica e americana empregaram uma abordagem científica para tratamento de problemas de gerenciamento de recursos escassos (tropas, munição, remédios etc.), de forma eficaz.
1947: Início do interesse das indústrias na utilização das técnicas desenvolvidas na área militar, para auxiliar no planejamento e controle da produção.
1949: George B. Dantzig apresenta o Método Simplex para resolver problemas de otimização linear (equações e (ou) inequações lineares).
George B. Dantzig - propõe o Método Simplex enquanto trabalhava como Consultor em Matemática no controle da força aérea americana.
TÉCNICAS DA PO
Programação Matemática: otimização linear, otimização não-linear, otimização inteira, otimização dinâmica, e outras.
Processos Estocásticos: Teoria de Filas; Teoria de Estoques e Simulação.
DIAGRAMA DE UM PROJETO DE PO
CONSTRUINDO UM MODELO MATEMÁTICO
Passo Fundamental: Ouvir aquele que lida com o problema real.
Passo 1: Descobrir o que deve ser determinado (variáveis do problema).
Passo 2: Descobrir o que está disponível (dados do problema).
Passo 3: Reproduzir os caminhos que levam a uma solução (equações) .
PROBLEMA DE OTIMIZAÇÃO
A busca de uma