teorias organizacionais
Disciplina: Teorias Organizacionais II
Curso: Administração
Prof. MSc. Paulo Gilberto dos S. Silva
Abordagem Sistêmica
Abordagem Sistemica
A revolução da abordagem sistêmica
4/9/2013
Prof. MSc. Paulo Gilberto dos Santos Silva
2
A revolução da abordagem sistêmica
Abordagem Clássica
• Reducionismo – É o princípio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e reduzidas em seus elementos fundamentais simples, que se constituem em suas unidades indivisíveis.
• Pensamento analítico – É utilizado pelo reducionismo para explicar as coisas ou tentar compreendê-las melhor. Consiste em decompor o todo em suas partes mais simples.
• Mecanicismo – É o princípio que se baseia na relação simples de causa-e-efeito entre dois fenômenos
4/9/2013
Prof. MSc. Paulo Gilberto dos Santos Silva
3
A revolução da abordagem sistêmica
Abordagem sistêmica
• Expansionismo – É o princípio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior. O desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo maior que envolve e do qual faz parte.
• Pensamento sintético – É o fenômeno visto como parte de um sistema maior e é explicado em termos do papel que desempenha nesse sistema maior.
• Teleologia – É o princípio segundo o qual a causa é uma condição necessária, mas nem sempre suficiente para que surja o efeito, Em outros termos, a relação causa-efeito. Em outros termos, a relação causa-efeito não é uma relação determinística ou mecanicista, mas simplesmente probabilística. A teleologia estuda o comportamento com a finalidade de alcançar objetivos e passou a influenciar poderosamente as ciências.
4/9/2013
Prof. MSc. Paulo Gilberto dos Santos Silva
4
Abordagem Sistêmica
Por volta de 1950, o biólogo alemão Ludwig Von
Bertalanffy elaborou a teoria interdisciplinar para transcender os problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais (