Trabalho Plano de Carreira
Marcella Fernanda Coelho
Rodrigo Ferreira Duarte
PLANO DE CARREIRA
Belo Horizonte
Universidade Fumec
2015
PLANO DE CARREIRA
Belo Horizonte
Universidade Fumec
2015
Introdução
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a implantação e elaboração do plano de carreiras. O foco é identificar o porquê da implantação do plano de carreiras e a importância que tem na motivação e crescimento pessoal do funcionário.
A elaboração e implantação de um plano de carreira em uma empresa é de grande importância pois, possibilita o crescimento de seus colaboradores, aumentando o comprometimento e a motivação e com isso a produtividade. O plano de carreira é visto como estratégico para as empresas, os funcionários ficam mais focados em seus objetivos e buscam alcançar as metas. Em uma organização, a carreira de um funcionário é um longo processo que tem início com a seleção e admissão, passa por todo o seu desenvolvimento profissional e estende-se até a aposentadoria. No planejamento de suas atividades, a ARH deve criar condições para a plenitude das realizações das potencialidades pessoais. Aqui emerge o plano de carreiras como uma dessas condições capazes de atender boa parte das necessidades humanas.
Tradicionalmente, a organização tem mostrado apenas interesse passageiro no planejamento de carreiras de seus funcionários. Apenas quando, eventualmente, surge uma promoção e, consequentemente, a necessidade de sucesso, é que as organizações se defrontam com o problema do encarreiramento de seu pessoal. Assim, a carreira de cada pessoa passa a ser o fruto do acaso e da sorte e nunca o resultado de decisões e investimentos pessoais realizados deliberadamente no longo prazo e dentro de um plano racional e consistente.
Na verdade, o tradicional plano de carreiras e sucessão é indicado para as empresas que atuam em um ambiente estático e previsível. Mas, na medida em que a empresa sofre mudanças estruturais e