Trabalho pib alemanha
O PIB da Alemanha contraiu-se 5,0% em 2009, depois de expandir-se 1,3% em 2008, informou o departamento federal de estatísticas nesta quarta-feira. Foi o maior declínio desde o final da Segunda Guerra Mundial e superior à previsão média de analistas, de queda de 4,8%.
O investimento em fábricas e maquinários despencou 20% no ano passado; as exportações caíram 14,7% e as importações, 8,9%. Programas do governo criados para sustentar o consumo deram suporte à economia; o consumo público aumentou 2,7%, enquanto o privado cresceu 0,4%.
Entretanto, esses mesmos programas de estímulo contribuíram para uma deterioração acentuada do orçamento. De acordo com a definição da União Europeia, o déficit orçamentário somou 77,20 bilhões de euros em 2009, ou 3,2% do PIB. Em 2008, a Alemanha teve um orçamento equilibrado.
PIB da Alemanha fecha 2010 em alta de 3,6%
FRANKFURT - O Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) confirmou hoje sua estimativa anterior, de crescimento da economia do país de 0,4% no quarto trimestre em relação ao terceiro trimestre do ano passado e de alta de 4% ante o quarto trimestre de 2009. No ano passado, a economia alemã cresceu 3,6% em termos ajustados à inflação, informou o órgão. Este foi o maior crescimento desde a expansão registrada após a reunificação do país, no início de 1990.
A maior parte do crescimento da Alemanha foi resultado das exportações líquidas, que tiveram a maior contribuição no PIB no quarto trimestre, enquanto o consumo privado e estatal diminuíram. As informações são da Dow Jones.
PIB da Alemanha cresce 3% em 2011
WIESBADEN - A economia da Alemanha cresceu em linha com as expectativas em 2011, com ajuda significativa do consumo privado e do comércio internacional, segundo dados preliminares do escritório nacional de estatísticas, o Destatis. O Produto Interno Bruto (PIB) da maior economia da zona do euro aumentou 3,0% em termos ajustados, como previsto