Trabalho PI
A Pedagogia na Ufal foi criada tardia, em comparação ao Brasil como um todo. Enquanto, que na década de 30 já se falava em profissionais da educação em Alagoas a formação de nível superior só surgi na década de 50. A criação do curso dar-se em 1955, como vimos anteriormente.
Por conta do Regime Militar, através da lei 5.540/68 (fins da década de 60), na Universidade foi promovida uma reorganização institucional. O curso de pedagogia sofre uma subdivisão da ação do pedagogo. Sob a resolução 02/69 do Conselho Nacional de Educação (CNE), são criadas como formas de realização da formação no curso citado, as habilitações em Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Administração Escolar e Inspeção Escolar.
O curso inicialmente dá-se primeiramente junto à faculdade de Filosofia depois de alguns anos cria-se o Centro de Educação (CEDU).
Lendo atentamente as Leis de Diretrizes Básicas (LDB) e comparando como o PPC da Ufal podemos observar que a Universidade atende as normas da LDB. Porquê o pedagogo(a) formado na mesma tem atribuições, habilidades e qualidades que a lei exige, para esse atuar nas áreas escolares e não-escolares (gestão).
O curso forma profissionais que trate do campo teórico-investigativo da educação, do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na prática na sociedade; a docência compreende atividades pedagógicas inerentes a processos de ensino e de aprendizagens, além daquelas próprias da gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não-escolares, como também na produção e disseminação de conhecimentos da área da educação; os processos de ensinar e de aprender dão-se, em meios ambiental-ecológicos, em duplo sentido,