cidade sustentável - Amsterda
A análise se fundamenta em descrever o processo de sustentabilização da cidade de Amsterdã por intermédio do incentivo da melhoria da mobilidade urbana, estimulando, dessa forma, o uso de meios de transportes não poluidores e/ou coletivos como os de tração humana - que consiste no movimento de pessoas utilizando- se a própria força do homem (pedestrianismo e caminhada, por exemplo) - metrôs e ônibus. Para introdução, faz-se necessário conhecer algumas informações sobre o perfil da cidade discutida:
Área: 219 km². População: 779.808 de acordo com a ONU. País: Holanda. Continente: Europa. A composição étnica 49,7% neerlandeses e 50,3% estrangeiros
Prefeito
Eberhard van der Laan
País
Países Baixos
Província
Holanda do Norte
Município/Cidade
219 km² Terra
166 km²
Água
53 km² 24.2%
Urbana
1003 km²
Altitude
2 m (7 pés)
Densidade urbana
759/km2
O transtorno que a cidade de Amsterdã enfrenta atualmente se deve à dificuldade de locomoção humana através não só dos meios de transportes poluidores, mas, também, através dos meios sustentáveis. Apesar de ser a cidade com a maior utilização do transporte cicloviário em âmbito mundial, sua infraestrutura não atende tal demanda: não há espaço suficiente para o estacionamento adequado das bicicletas (Fig.1) e, tampouco, ciclovias adequadas para essa forma de locomoção (Fig.2).
Ademais, o espaço urbano não é bem distribuído