Trabalho Ph1 1
O período de tempo total contado a partir do término da construção até o aparecimento de uma manifestação patológica considerada grave é denominada vida útil de serviço ou de utilização.
A vida útil elevada será obtida se a microestrutura estiver isenta de falhas, que na prática vai dificultar a penetração de agentes agressivos quando expostos em seus ambientes. (ISAIA, 2001)
Quanto ao ciclo da construção, o conceito de vida útil conduz a um tratamento integralizado das seguintes fases:
Planejamento;
Projeto;
Materiais;
Execução; e
Utilização (operação e manutenção).
2.1 Planejamento
É a fase no ciclo do projeto. Função gerencial que engloba a identificação, análise, estruturação de problemas e soluções, a definição de propósitos, estratégias, objetivos, metas, políticas, programas, projetos e atividades, bem como a coordenação das expectativas, a fim de se alcançar de modo mais eficiente, eficaz e efetivo o máximo do desenvolvimento possível, com a melhor concentração de esforços e recursos pela organização.
A norma ISO 15686-2:2001 define planejamento de vida útil como um processo de projeto que procura garantir, na medida do possível, que a vida útil de um edifício seja igual ou superior à vida de projeto, levando em conta os custos globais do ciclo de vida do edifício.
2.2 Projeto
A Durabilidade do concreto armado consiste na capacidade de a estrutura resistir ás influências previstas e definidas em conjunto pelo autor do projeto estrutural e o contratante, no inicio dos trabalhos de elaboração do projeto.
Em princípio deve caber ao proprietário da obra, assistido pelos responsáveis do projeto arquitetônico e estrutural, definir a extensão da vida útil do projeto da estrutura, registrando-a na documentação técnica da obra . Também apresenta-se relevante o papel dos órgãos financiadores em analisar os projetos e suas condições de exposição a fim de assegurar a vida útil de projeto no período de amortização do investimento