GENETICA
Antonio Rodrigues Jr.
Principais doenças genéticas são diabetes, obesidade e alergias. As doenças genéticas normalmente são denominadas como síndromes, as mais conhecidas são, síndrome de Down, síndrome de Edwards e síndrome de Turner. É necessário um exame físico do paciente afetado, normalmente são feitas terapias e nos casos mais complexos terá o acompanhamento psicológico. A prevenção ou exame deve ser feita quando se há casos na família e quando o filho estiver ainda na barriga da mãe. Para ser feito um exame cariótipo deve - se colher sangue do paciente e coloca - lo em cultura para que os cromossomos se condensem e se repliquem para aí sim serem melhores observados. O outro exame é o PCR e ele não é feito através do cariótipo ele estuda apenas um gene, por isso eles precisam ser muito bem indicado.
Yasmim Silveira
Existem diversas doenças hereditárias entre ela são comuns citar a diabetes, alergias e obesidade. Também possuem doenças denominadas como síndrome, que são aquelas geradas devido uma mutação no DNA, entre elas é comum citar síndrome de Down, síndrome de Edwards e síndrome de Turner.
Caso a pessoa ou a família tenham histórico familiar de doenças ou síndrome, é aconselhável procurarem um medico geneticista, que com base em uma consulta de 1 hora onde serão feito exames, analises, para diagnosticar ou esclarecer a condição genética do paciente. São realizados dois exames.
Cariótipo, onde é estudado o cromossomos. Para isso é necessário coletar células vivas com núcleo, assim colocando- as em cultura para que os cromossomos se condensem e se repliquem para aí sim serem melhores observados. PCR, ele não é feito através do cariótipo, pois ele estuda 1 entre 100.000 genes. Para essa pesquisa é necessário recorrer a novas técnicas biológicas moleculares, uma delas é a Polimerase Chain Reaction.
Quais são as doenças genéticas mais comuns?
As principais doenças passadas de pais para filhos são diabetes, hemofilia, hipertensão, obesidade e