Levantamento altimetrico
Pode-se definir que topografia como a descrição de lugar através de métodos e equipamentos onde, é possível obter dados e assim realizar os cálculos para demostrar detalhe de um terreno. Sendo muito importante em execução de projetos e também no acompanhamento e execução de uma obra. Um dos principais objetivos destes dados é representar graficamente todos os detalhes obtidos destacando relevo, metragem, norte magnético, metragem, curvas de nível, coordenadas geográficas, etc.
A altimetria é uma parte da topografia que estuda as formas de um terreno em relação a seus desníveis, determinando as alturas de um ponto em relação a outro, definindo suas cotas/altitudes, fornecendo detalhes como: relevo, hidrografia, vegetação, benfeitorias, redes viárias, etc., que são a base para a imensa maioria das obras de engenharia civil, como: edificações, estradas, barragens, ferrovias e tantas outras.
2. OBJETIVO O objetivo deste trabalho é aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula na prática, verificando o desnível entre um ponto próximo à Avenida Governador Rondon Pacheco e outro na Rua Xavantes, próximo ao viaduto da Avenida Duque de Caxias, na cidade de Uberlândia/MG.
No amplo campo da topografia existem diversos tipos de nivelamento, neste trabalho iremos abordar os três mais utilizados, nivelamento geométrico, nivelamento trigonométrico e nivelamento com mangueira de nível (nível tipo alemão).
3. EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS
3.1. LEVANTAMENTO GEOMÉTRICO
Tripé;
Nível;
Nível de cantoneira;
Balizas;
Mira.
3.1. LEVANTAMENTO TRIGONOMÉTRICO
Tripé;
Teodolito;
Nível de cantoneira;
Balizas;
Mira.
3.1. LEVANTAMENTO COM MANGUEIRA DE NÍVEL
Nível tipo “Alemão”;
Mira;
Trena métrica.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL / RESULTADOS OBTIDOS 4.1. NIVELAMENTO GEOMÉTRICO
Nivelamento geométrico consiste em colher detalhes através de visadas horizontais, pegando vários pontos do terreno para avaliar