Levantamento altimétrico
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, SC. Brasil
Data Trabalho: 08/11/2012
Topografia II
Prof. Dr. Gabriel Cremona Parma
Relatório de Trabalho de Campo
LEVANTAMENTO ALTIMÉTRICO POR IRRADIAÇÃO
Integrantes da equipe de campo:
Diego Casagrande Marimon
Djonata Sechini Douglas Plásio Schmitt
Edson Felipe Vargas
Ismael Bet Zoletti
Introdução
Um levantamento topográfico altimétrico consiste na medição das alturas de diferentes pontos predeterminados existentes em um terreno, lidas a partir de visadas horizontais.
No dia trinta de outubro de 2012 se realizou este nivelamento em frente ao bloco L da Universidade do Sul de Santa Catarina (figura 1), como objetivo, determinar as altitudes dos pontos e desenharmos as curvas de nível deste local.
Figura 1: Terreno onde foi realizado o levantamento altimétrico.
Inicia-se o levantamento determinando os locais onde, com as balizas serão medidas as alturas. Foram escolhidos doze pontos como mostra o croqui a seguir e posicionado o teodolito. Croqui |
Com a planilha em mãos, a cota de dez metros foi determinada como cota do plano visual (cota referente a linha de visão do teodolito).
Em seguida se leva a baliza ao primeiro ponto (ilustrado no croqui anterior), junto a um nível esférico para ficar com maior precisão vertical, alinhando-se com o solo num ângulo de noventa graus.
Posteriormente se alinha o teodolito para a baliza, primeiramente, utiliza-se a mira de rifle para facilitar o trabalho das outras miras, já esta praticamente com a mira na baliza, ajusta-se o foco do retículo e em seguida o da imagem, por último um pequeno movimento horizontal, certificando-se estar precisamente sob a medição presente na baliza.
No repasse dos dados para a planilha, são anotadas as medidas dos fios superior e inferior (figura 3) na coluna distâncias, para após calcular a distância horizontal da baliza em ralação ao teodolito. Na sequência se