Levantamento altimetrico
A Altimetria é uma parte da topografia que estuda as formas de um terreno em relação a seus desníveis, determinando as alturas de um ponto em relação a outro, definindo suas cotas. O método da mangueira de nível é um dos mais utilizados fundamentando-se no princípio dos vasos comunicantes. Vasos comunicantes é um termo utilizado para designar a ligação de dois recipientes através de um duto aberto. Um recipiente formado por diversos ramos que se comunicam entre si constitui um sistema de vasos comunicantes. Quando se tem um único líquido em equilíbrio contido no recipiente, conclui-se que: a altura alcançada por esse líquido em equilíbrio em diversos vasos comunicantes é a mesma, qualquer que seja a forma de seção do ramo. E, para todos os pontos do líquido que estão na mesma altura, obtém-se também a mesma pressão.
Conceito teórico:
O levantamento planialtimétrico é um documento que descreve o terreno com exatidão e nele são anotadas as medidas planas, ângulos e diferenças de nível (inclinação).
O levantamento planialtimétrico de uma determinada área visa obter com precisão, usando-se métodos e instrumentos adequados, os elementos que permitam a elaboração das plantas topográficas com um número suficiente de coordenadas de pontos da superfície do terreno. Com conhecimento adquirido em sala de aula, livros, jornais e internet. Sabe-se que o uso de mangueira de nível é o meio mais rápido e barato para se fazer uma cota de nível em um terreno, permite com facilidade o transporte de alturas de um ponto a outro. O diâmetro da mangueira tem que ser de 8mm no mínimo.
Materiais:
-Mangueira de nível;
-Trena;
-Lápis de carpinteiro;
-Lanterna;
-Duas balizas;
-Balde com água.
Descrição do procedimento:
Encher o balde com água limpa; Transferir para a mangueira de nível usando o conceito dos vasos comunicantes para evitar bolhas; Medição da cota