TRABALHO PEDAGOGIA
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO pedagogia vida E obra de TARSILA DO AMARAL
02413000
Teófilo Otoni
2014
VIDA E OBRA DE TARSILA DE AMARAL
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas
Prof’s.
Teófilo Otoni
2014
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é pesquisar sobre a o biografia e a obra de um artista, com tudo, acossiar os conhecimentos adiquiridos na disciplina para a produção de um texto individual, falando sobra a importancia da arte na formação estética.
Vida e obra, Tarsila do Amaral.
Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha do fazendeiro José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, ‘Sagrado Coração de Jesus’, 1904.
Anos depois iniciou seus estudos em arte. Começou com escultura, com William Zadig com quem aprende a modelar. No mesmo ano, tem aulas com o escultor Mantovani. Seu aprendizado continua no curso de desenho com Pedro Alexandrino em 1918, onde conheceu Anita Malfatti. Posteriormente ela e alguns colegas do curso de Pedro Alexandrino fazem aulas de pintura com Georg Elpons (1865-1939), que lhes apresenta técnicas diferentes das acadêmicas, como a aplicação de cores puras, diretamente do tubo. Em 1920, foi estudar em Paris, na Académie Julien e com Émile Renard.
Em 1950, é feita a primeira retrospectiva de seu trabalho, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). A exposição dá mais prestígio à artista, nela as pinturas da fase “neo pau-brasil” são mostradas pela primeira vez. O retorno a temas nacionais anima Tarsila a pintar dois murais de forte sentido patriótico. Em 1954, termina Procissão do Santíssimo , encomendado para as comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo. Dois anos depois,